Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Para mim o regresso às aulas não é só cadernos e livros, estratégias de motivação e voltar ao estudo com alegria, para mim o regresso às aulas implica o regresso às lancheiras! Não me queixo do trabalho que as lancheiras dão a fazer todos os dias, até porque não é assim tanto, basta um pouco de organização. O que me dá mais trabalho é ter ideias para os lanches da manhã e da tarde.

Por duas razões que há algum tempo optámos por enviar a alimentação de casa para os filhos em vez de escolher comerem da escola. A primeira é por razões monetárias, e a segunda tem a ver com a qualidade e controlo da comida que os filhos comem. Não sou fundamentalista, mas cá em casa tentamos ter uma alimentação equilibrada, não comer muitas vezes açúcares refinados, gorduras e produtos já cozinhados.

Por isso mesmo o que mais me obriga a puxar pela imaginação são os lanches da manhã e da tarde. Gosto (e os filhos também) de variar a alimentação e que esta vá de encontro aos seus gostos e preferências alimentares. Tento fazer o mais possível lanches caseiros para ir de encontro às razões que me levaram a esta escolha.

No entanto não é fácil… confesso. Há vários fatores que se conjugam para me tentar demover da determinação da minha determinação: a imaginação que às vezes teima em não colaborar comigo, os lanches dos amigos da escola que têm um ar tão apetitoso e, às vezes, a falta de oportunidade ou até só falta de vontade para a cozinha.

Por isso, e por saber que não sou a única a pensar assim, decidi vir partilhar umas ideias que tive e já comecei a pôr em prática para começar em grande o ano letivo. Atenção que não sou nutricionista nem nada do que se pareça. Esta lista é apenas um conjunto de ideias que tive ao conversar com outras mães, ideias que fui tirando da internet ou de revistas de culinária e algumas que vieram só mesmo da minha cabeça:

Queques ou bolachas caseiras feitas com farinhas alternativas como de espelta ou de Sem Título.jpgamêndoa, com tâmaras em substituição do açúcar, azeite em vez do óleo e assim por diante. Em vez de fazer só uma massa, faço logo a receita a duplicar ou triplicar e congelo. Depois é só retirar do congelador para o forno e até posso acrescentar fruta ou alguma especiaria para ir variando os sabores.

Palitos de cenoura

Ovo cozido

Tomate cherry

Queijo fresco

Frutos secos

Gelatina (eu faço as embalagens grandes e ponho em caixas individuais)

De vez em quando também envio bolachas de pacote ou outros lanches menos saudáveis. Mas esses são uns “mimos” que tento que sejam a exceção e não a regra. Espero que tenha ajudado qualquer coisa e venham daí essas ideias porque o ano letivo é muuuuuito comprido e as ideias parecem sempre poucas!…

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Favoritos