Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Era uma vez... À entrada de casa tínhamos um canteiro com flores. O canteiro es20160720_081715.jpgtava bem tratado e as flores estavam bonitas. Mas há pouco tempo eu e o marido decidimos transformar o canteiro em horta de ervas aromáticas. Isto porque ultimamente temos nos vindo a interessar cada vez mais por ervas aromáticas. Começámos por comprá-las secas e incluí-las no nosso dia a dia por serem saborosas e saudáveis. Descobrimos uma enorme variedade, com os mais diversos sabores e utilidades. E rapidamente passámos querer cultivá-las e a utlizá-las frescas.

Agora temos uma mini-horta de erva aromáticas com stevia, lúcia-lima, tomilho bela-luz, tomilho limão, hortelã, menta-chocolate, erva-príncipe, alecrim e manjericão. Umas ervas já conhecíamos, outras são mais recentes. Mas, de uma maneira ou de outra utilizamos, ou tentamos utilizar todas:

Stevia utilizamos para adoçar bebidas como chá gelado ou limonadas. Lúcia-lima serve para fazer chá. Se acrescentar uma casca de limão fica ainda melhor! Tomilho bela-luz serve para temperar carne e dizem que substitui o sal dos temperos (para mim não substitui completamente, mas ajuda a reduzir). O tomilho limão também serve para temperar carne ou peixe e tem um sabor mais cítrico). A hortelã faz um chá maravilhoso (e cá em casa não se usa para mais nada, mas tem muitas outras utilizações), A menta-chocolate foi uma das nossas mais recentes descobertas e é ótima para chá ou para fazer doces como mousse de chocolate (dá-lhe um sabor de after-eight). O chá de erva príncipe é delicioso especialmente quando se acrescenta um pau de canela e uma rodela de gengibre fresco; o arroz com erva-príncipe fresca também fica muito saboroso. O alecrim utilizamos em quase todos os temperos da carne ao peixe, incluindo batatas assadas no forno. O manjericão utilizo para temperar pratos confecionados com tomate ou para as saladas (deve-se acrescentar no fim do cozinhado porque o calor retira o seu sabor).

Estas são apenas algumas ideias que usamos cá em casa. Mas sei que há muitas mais ervas e diferentes utilizações.

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Favoritos