Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ai o tempo passa tão depressa… faz mais de um mês que não vinha aqui ao blog mas andei pela página do facebook a contar as aventuras desta família. Não me levem a mal, mas na maioria das vezes o tempo escapa-me por entre os dedos e o telemóvel está sempre mais à mão!

Mas vamos ao que interessa: este mês de Dezembro andámos atarefados a planear e a viver o Natal da melhor forma possível. Optámos por fazer um calendário do advento com actividades para cumprir em cada dia. A ideia era viver o natal e fazer todos os dias actividades que à partida parecem banais mas que são importantes vivências e experiências para serem feitas em família. E por isso o nosso calendário do advento transforma-se em ideias para planos e projectos para o ano que vai agora começar.

24131468_893335177507172_8291823009439012792_n.jpg

Algumas ideias dão mais trabalho ou exigem mais paciência enquanto há outras que são pagas. Cada um sabe de si mas eu, enquanto puder escolher, prefiro gastar dinheiro em actividades, divertimento e cultura do que na farmácia ou outra coisa pior!

Por isso aqui vão as 25 propostas que fizeram parte do nosso calendário do advento, espero que vos sirvam de inspiração para porem em prática ao longo de 2018. Há algumas ideias que só resultam no Natal, mas com um pouco de imaginação podemos adaptá-las para qualquer altura do ano.

  1. Fazer a árvore de natal e decorar a casa. Pedir a ajuda da família para fazerem quadros ou outras peças de decoração para mudar um pouco a decoração da casa.
  2. Ir a lisboa ver as iluminações de Natal. Podemos sempre dar uma volta por lisboa (ou outra cidade à escolha) e ser turista por um dia!
  3. Comprar bens para doar ao Banco Alimentar contra a Fome. A solidariedade e entreajuda são valores que se devem mostrar e ensinar ao longo de todo o ano e não só na altura do Natal.
  4. Ler um livro.
  5. Jogar às cartas.
  6. Cozinhar um jantar em família. Já que temos que cumprir esta função quase todos os dias da semana porque não pedir a colaboração dos filhos… é uma forma de passarem tempo em família.
  7. Jantar pizza no sofá a ver um filme. As regras e o jantar sentados à mesa sem televisão deve ser a regra. Esta ideia é a excepção!
  8. Jogar jogos de tabuleiro. Bons e divertidos momentos em família são sempre bem-vindos e opções melhores do que tablets e afins.
  9. Fazer um concurso de dança. Quando estamos todos a precisar de descontrair e rir um pouco é a ideia ideal.
  10. Fazer um bolo. Não sei o que é mais divertido, se é fazer se comer… e como é caseiro não faz muito mal.
  11. Brincar com plasticina é um eterno clássico, nunca passa de moda e todas as crianças gostam (os adultos cá de casa também).
  12. Inventar uma história e escrevê-la. Faz bem a todos pôr a cabeça a funcionar e rir um pouco.
  13. Fazer um concurso de rolos de papel. Actividade mais simples e barata do que esta é difícil de arranjar. Tentar empilhar rolos de papel higiénico é uma ideia que à partida parece tonta e por isso é que é tão divertido. Confesso que andei 3 dias a apanhar rolos espalhados pela sala, mas valeu a pena!
  14. Andar de bicicleta. Exercício físico e ar puro… combinação ideal em qualquer altura. Patins, trotinete, triciclo e afins também servem.
  15. Andar na roda gigante. Esta é daquelas que só costuma haver mesmo nesta altura, por isso esperem até ao próximo natal!
  16. Doar roupa e brinquedos a uma instituição. Tal como o número 3, é sempre boa altura para fazer isto, mas fazer questão de que os filhos participem activamente e vão fazer a entrega também.
  17. Os filhos lêem uma história aos pais. É divertido inverter os papéis de vez em quando e põe a cabeça a funcionar.
  18. Visitar uma vila de natal. O que não falta são vilas bonitas por esse Portugal fora onde podemos ser turistas, mesmo (ou especialmente) sem ser Natal.
  19. Tomar o pequeno-almoço no café. Sei que não sai barato, mas é só de vez em quando.
  20. Ir ao teatro. Tal como o ponto anterior não é barato, mas enquanto puder escolher, eu escolho gastar dinheiro em cultura e não comprar outras coisas desnecessárias.
  21. Comer castanhas assadas, quentes e boas. Despachem-se porque a época delas está a acabar.
  22. Fazer uma pintura. Aguarelas, pincéis e folhas não devem faltar em todas as casas onde há crianças.
  23. Jogar às escondidas… outro clássico.
  24. Ajudar a preparar a cria de natal. Porque não pôr os filhos a participar nos preparativos de datas festivas como aniversários e outros. Dá-lhes a sensação de fazerem parte de algo e aprendem muito.
  25. Abrir os presentes todos e desfrutar muito. Para esta vão ter que esperar pelo próximo natal ou então pelo aniversário. Mas a verdade é que toda a gente gosta de receber presentes…

Depois disto só me resta desejar que o vosso Natal tenha sido bom, com tudo o que desejaram e que o ano de 2018 traga tudo o que precisam e ainda mais algumas coisas…

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Favoritos