Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




dúvidas.jpgo que alguma vez eu aqui tivesse dado respostas, até porque não as tenho! Quando criei esteblog há um ano atrás foi com intenção de partilhar dicas e ideias, desabafar, reflectir, de sentir e fazer sentir que ninguém está sozinho nesta tarefa da parentalidade. Posto isto queria partilhar mais uma ideia. 

É inevitável, não consigo separar a profissional da área da educação da mãe. E às vezes ainda bem. Quando andava a estudar na faculdade para educadora de infância, das primeiras coisas que nos ensinavam era observar, reflectir, avaliar e agir. Sempre em contínuo e não necessariamente por esta ordem. E este ensinamento trouxe directamente da minha vida profissional para a pessoal. Acho que posso dizer que o aplico como mãe. Não me considero super protectora, apenas atenta.

Já dizia o outro: “há uma linha que separa”… neste caso separa o estar atenta e agir, do ser uma mãe ansiosa. Isto já se passou em várias situações com os filhos. Mas o que acontece é que penso que tenho / temos conseguido evitar algumas situações ou não prolongar outras por estar atenta. É injusto falar no singular pois eu e o pai somos uma equipa e trabalhamos como tal. Se na maioria das vezes sou eu, como mãe e como a pessoa que passa mais tempo com eles que detecto as situações, o pai com a sua visão mais analítica ajuda-me a pôr as coisas em perspectiva. É por isso que somos uma boa equipa.

Para mim a parentalidade passa por aí: estar atenta, reflectir sobre os assuntos e que essa reflexão seja motor da minha acção.

Essa é a minha grande questão que trago hoje que nunca posso perder de vista: estou a conseguir estar atenta e actuar no momento certo, mas ao mesmo tempo dar o espaço e tempo necessário aos filhos?

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Favoritos