Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




As férias da páscoa estão quase a chegar e por aqui a expectativa já vai em alta. Como costuma acontecer durante as férias escolares, e para honrar a promessa que fiz quando comecei a trabalhar a partir de casa, os filhos não vão à escola durante duas semanas! Confesso que adoro os meus filhos e quero tirar o máximo de partido deles enquanto ainda posso e eles o querem, mas duas semanas praticamente sozinha com eles não é fácil, pelo que exige algum planeamento. Por isso comecei a escrever algumas ideias que me foram surgindo ou que fui encontrando nas minhas pesquisas pelas redes sociais e afins. E venho partilhar convosco com a noção que nem todas as famílias têm os filhos em casa nas férias, mas pelo menos ficam com uma pequena bases de dados de ideias para os dias em que não nos surgem ideias novas de coisas para fazer com eles.férias e agora.jpg

 

 - Pintar com legos (pôr tinta num prato, mergulhar os legos e estampar nas folhas).

- Pintar com gelo: miturar àgua com tinta (ou com corante alimentar, dependendo da idade das crianças) numa taça, encher um saco de plástico dauqeles próprios fazer gelo e levar ao congelador. Pode-se fazer várias cores, uma em cada saco. Quando estiver completamente congelado tira-se um cubo de gelo, um a uma e pinta-se na folha. A água vai secando, deixando só a tinta na folha

- Visita à biblioteca municipal da zona.

- Descobrir museus e monumentos da zona que muitas vezes são gratuitos ou a preços reduzidos e não sabíamos.

- Fazer projectos caseiros adiados há tempo demais (cá em casa vai ser um organizador para a secretária da filha mais velha com caixas de cartão e rolos de papel)!

- Uma ida ao cinema (há sempre filmes a estrear nesta época e lá em casa já houve o pedido para ir ver a idade da pedra).

- Fazer bolachas com formas e corta massas.

- Fazer jogos caseiros: escolher umas fotografias ou pedir aos filhos para fazerem desenhos todos do mesmo tamanho. Tirar uma fotocópia, colar numa cartolina e podemos fazer um jogo da memória. Labirintos com tampas de caixas de sapatos, paus de madeira (vendem-se na Staples ou no chinês) e uma bola feita de Jumpingclay.

- Fazer plasticina caseira e brincar com ela

- Cozinhar uma refeição especial, com entrada, prato principal, sobremesa. No nosso caso vamos ter o aniversário do filho mais novo, por isso vamos preparar a festa, com decorações e tudo.

- Fazer experiências científicas. Basta pôr num motor de busca como fazer um vulcão caseiro ou outras ideias e com ingredientes fáceis de encontar em casa ou mesmo no supermercado mais perto podemos fazer imensas experiências divertidas e educativas. No limite, se estivermos dispostos a gastar algum dinheiro, há duas optimas marcas no mercado: science 4 you e ambar science.

- Convidar amigos dos filhos para irem passar o dia lá a casa.

- Fazer um pic-nic, se o tempo o permitir...

 Enfim, a imaginação é o limite. Se tiverem ideias partilhem-nas também para acrescentar à lista!

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D