Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




a arte de não fazer nada.jpg

Teho a certeza que se fosse uma criança hoje em dia era diagnosticada com hiperactividade! Não sei estar quieta, preciso sempre de ter um projecto entre mãos e a cabeça ocupada com planos e ideias! Não considero que esta característica seja necessariamente negativa nem considero que afecte o meu dia a dia. Sou assim e pronto.

Mas depois destas férias da páscoa fiz mais uma aprendizagem com os filhos: a importância de não fazer nada. Todos os dias ao pequeno almoço eu lhes dizia: “hoje vamos fazer…”, “os planos para hoje são…” ou então perguntava “o que querem fazer hoje?”. Quem nos acompanha através da página no Facebook viu que fizemos sempre imensas coisas diferentes, divertidas, mas quase sempre planeadas e pensadas. Por isso houve dias em que os filhos me disseram “podemos não fazer nada?” Para mim isso nunca era uma opção, mas apercebi-me que eles têm toda a razão.

Estar sem fazer nada é também muito importante. É nestes momentos que eles (e nós, adultos) conseguem parar para absorver e processar tudo o que se passa à sua volta. É importante para que os seus pensamentos divaguem e surjam ideias novas, tenham tempo para imaginar, criar. Estar sem fazer nada é importante para a concentração, porque uma mente hiperestimulada tem dificuldade em se concentrar e para a percepção corporal pois é nestes momentos de brincadeira livre que eles entendem como funciona o seu corpo, as suas possibilidades e limites. Já para não falar que se tornam mais autónomos e com maiores capacidades na resolução de problemas.

Tendo isto em mente tenho que aprender a não fazer nada de vez em quando e deixar os filhos fazer o mesmo… Até depois, porque agora vou ali para não fazer nada.

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Favoritos