Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Já há alguns anos que optámos por mandar comida de casa para a escola. Desta forma conseguimos ter melhor noção do que eles comem em termos de quantidade e de qualidade, além de que conseguimos reduzir um pouco os custoslancheiras.jpg no orçamento familiar. Nem sempre é fácil porque queremos variar o mais possível, manter uma alimentação saudável (sem fundamentalismos mas com algum controle) e ainda respeitar os gostos dos dois!

Sou apenas uma Mãe (como tantas outras) que se preocupa com a alimentação. Por isso fui tentar aprender um pouco mais sobre este assunto, recolher informação e tirar algumas ideias. Não sou nutricionista, nem chef de cozinha, nem tenho nenhuma formação nestas áreas.

Deixo aqui uma pequena lista de ideias para as lancheiras. Sei que existem muitas outras, mas esta funcionam cá em casa e pode ser que vos ajudem a vocês também, por isso vou partilhar:

Lanche da manhã

Palitos de cenoura; mistura de frutos secos; fruta; mix de cereais tipo muesly (sem leite, só para petiscar); um queque ou umas bolachinhas caseiras.

Almoço

Comida aquecida no dia seguinte não tem que saber necessariamente a requentado. Evito os grelhados (isso, sim fica ressequido). Por exemplo, em vez de grelhar bifes de frango ou de peru, corto-os em tiras e salteio com legumes no wok. Em vez de peixe grelhado na chapa faço no forno. Faço muitos pratos no forno, estufados na panela de pressão (não precisam de gordura). Faço aproveitamentos tais como: o polvo à lagareiro transforma-se em salada de polvo (cozo legumes e batatas cortadas aos cubos, junto ovo cozido e o polvo também cortado); o peixe assado no forno que sobrou do jantar junto uma massa cozida e legumes vários também cozidos salteio tudo no wok; a carne assada que sobra corto aos bocadinhos e passa a fazer parte de uma carbonara (sem natas). E por aí em diante... É só usar a imaginação.

Lanche da tarde

Esta refeição é a minha maior dificuldade, pois não há muito por onde variar! Cereais, waffles (já fiz um post sobre eles no facebook), uma fatia de bolo caseiro (no máximo uma vez por semana). Ás vezes faço pão caseiro e vou variando o recheio (ver post 3... 2... 1... descolagem); Quando o pão é de compra embalo à parte queijo ou fiambre para poderem guardar no frigorifico e porem no pão só na hora do lanche.

Há alguma dicas que também gostaria de vos deixar: A fruta está sempre lavada ou arranjada, pronta a consumir (assim não há desculpas para não a comerem); tento ter atenção às quantidades: nem a mais para não estragar comida nem a menos para não os deixar com fome e terem que procurar outros petiscos; de vez em quando mandar um miminho (mesmo que não seja muito saudável) para não ficarem sempre a desejar o lanche dos outros; quando mando leite ou sumo ponho em copos de plástico com tampa, pois assim evito comprar pacotes individuais que ficam mais caros; as bolachas afins embalados individualmente são mais caros. Por isso compro embalagens maiores e ponho eu em caixas; apostar nas comidas caseiras (bolachas, queques, pão) é mais saudável e mais barato; utilizar açúcar amarelo e farinha integral. Quando cozinhamos o jantar, fazemos mais quantidade. Depois é só colocar em caixas de vidro com doses individuais e congelar. Desta forma não têm que levar sempre os restos do jantar do dia anterior; faço massa de scones e congelo já moldados. No dia anterior é só levar ao forno para cozer e temos scones para o lanche do dia seguinte (já agora aproveitamos um dia que vamos cozinhar alguma coisa no forno e fazemos dois em um!); tenho sempre em casa pão congelado. Assim é só descongelar no dia anterior e temos sempre pão fresco!

Como vêem, basta um bocadinho de organização e imaginação e tudo se faz!

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D