Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Das coisas mais difíceis de explicar às crianças são as relações de parentesco. Explicar porque é que uns são primos, outros são tios-avós ou mesmo o que são sobrinhos pode ser uma dor de cabeça. Já para não entrar no campo dos cunhados ou das noras… e explicar que a mesma pessoa pode ser ao mesmo tempo sobrinho, filho, primo e neto! Até eu já me perdi na explicação, quanto mais eles…

Agora mais a sério! A família é o primeiro meio onde estamos inseridos socialmente (na maioria dos casos) e isto é de extrema importância. Pois é na família que temos as primeiras experiências afectivas, as primeiras representações, os primeiros juízos e expectativas e onde se aprendem e incorporam os padrões de comportamento, atitudes e valores. Na família sentimos que pertencemos a um lugar, que temos uma história, que fazemos parte de algo. Ajuda-nos a entender de onde vimos e a projectar para onde queremos ir.

As famílias não são necessariamente unidas por laços de sangue. Podem ser unidas por outros laços tão importantes como amor, carinho, respeito e por aí fora. Quer os laços de sangue, que os afectivos ou sociais não são mutuamente exclusivos. No fundo, o que interessa é que as famílias funcionem cada uma à sua maneira e com as suas especificidades e particularidades. Deixemos nos guiar mais pelos afectos e não tanto pela mania de compartimentar e etiquetar as relações e as pessoas.

o livro da família_todd parr.pngSe no fim disto tudo ainda têm dificuldade em explicar a família às crianças, deixo-vos uma sugestão de um livro hilariante e muito explicativo sobre o tema. Vale mesmo a pena, é O Livro da Família, escrito e ilustrado por Todd Parr.

Feliz Dia da Família hoje e… sempre!

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D