Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Que duas palavras tão grandes e tão chatas para uma leitura que se quer cada vez mais rápida e descontraída! Mas tenham paciência… hoje deu-me para falar disto. “Mas porquê?!” perguntam e eu respondo: há uns dias fui contactada por uma pessoa de família para a ajudar num trabalho da faculdade sobre este tema. Combinámos a entrevista para daí a uns dias e enquanto não chegou o dia andei com o tema às voltas na minha cabeça, ciente do peso da responsabilidade! Pensei, puxei pela minha cabeça… mas o que havia eu de dizer sobre o tema? Sendo da área da educação há tantos anos e mãe de dois filhos certamente hei de ter muita coisa a dizer sobre o assunto!

Como é um assunto tão vasto e com tantos “caminhos” possíveis, o que me apetece reflectir é o seguinte: educação e cidadania não se ensinam, transmitem-se, educam-se, mostram-se através do exemplo. Não se aprendem, descobrem-se, assimilam-se, sobretudo através do exemplo.

O que parece tão simples temos tendência a complicar! Por muitos discursos que faça, por muitos livros de leia aos filhos sobre o tema ou por muito que e que e que… se nós como pais, família, escola, comunidade educativa e sociedade em geral não dermos o exemplo, não serve de nada. De cada vez que dizemos “não sei onde vai parar esta geração” e pararmos para pensar, podemos ver claramente que vai para onde nós os estamos a encaminhar; vai percorrer o único caminho que nós lhes estamos a mostrar.

Antes de sermos “rápidos no gatilho” a acusar esta geração, crianças, adolescentes e jovens, devemos olhar bem para nós próprios e pensar bem nos nossos comportamentos. Da próxima vez que levarmos as crianças a qualquer lado, desde o estádio de futebol, à escola ou ao parque a brincar devemos pensar bem na forma como agimos e nas coisas que dizemos. Por sermos nós a mostrar o caminho às futuras gerações, já agora era bom ter um pouco mais de cuidado!

Por isso, espero que te tenha ajudado no teu trabalho da faculdade e aproveito para te agradecer a oportunidade de reflectir sobre este tema. Sabes, é que às vezes ando um pouco distraída e é sempre bom quando temos oportunidade de desacelerar um bocadinho e reflectir sobre as questões realmente importantes!

Autoria e outros dados (tags, etc)





Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Favoritos